O que é Backup e Para Que Serve?

0
1435

O que é Backup o que significa backup e para que serve?

Backup (ou becape) é um termo inglês que tem o significado de cópia de segurança. Esse termo é usado na informática para apontar que existe a cópia de um ou mais arquivos guardados em diferentes dispositivos de armazenamento. Ele serve para se, por qualquer motivo, houver perda dos arquivos originais, a cópia de segurança pode ser restaurada para repor os dados perdidos.

Agora que você sabe o que é backup…

Quem deve fazer Backup?

Não é apenas quem é azarado (por isso o gato preto na foto).

Se você ou sua empresa tem informações importantes que não pode perder, você deve fazer backup.
O backup é super valorizado por quem já perdeu informações importantes e não conseguiu e nem teve a possibilidade de as recuperar.

Hoje em dia, não é apenas a queima de um HD ou de um computador que pode fazer você perder dados. O sequestro de dados (ransomware) vem preocupando especialmente pequenos empresários, estes são mais vulneráveis, pois investem menos em segurança (por causa do porte da empresa) e dependem muito dos dados para a empresa continuar funcionando.

Por que o Backup não funciona (ou não funciona quando você mais precisa)?

Geralmente, um técnico de informática configura o backup, monitora por 7 dias e depois nunca mais confere se está funcionando.

O técnico se dá conta que o backup parou de funcionar, justamente quando você perdeu os dados originais e precisa acessar a cópia de segurança (que já não está mais funcionando).

Mas a culpa não é exclusivamente do técnico, ok?

O backup (ou cópia de segurança) precisa ser armazenado em um lugar seguro, para fazer sentido você conseguir recuperar quando precisar, certo? Muitas vezes, essa cópia é feita num HD externo que é levado para casa.

Você já parou para pensar que seu HD externo pode parar de funcionar?
De 2013 a 2016, a Backblaze, uma grande empresa de armazenamento, testou 85.467 HDs.
Ela fez o teste para descobrir qual HD era mais propenso a falhar ao longo do tempo, e foi isso que eles descobriram:
Falhas em HDs que preocupam quem faz backup em HD externo

Os menores HDs eram os que mais falhavam!

Então, se você usa um HD externo de 1 TB, 1,5 TB ou 3 TB para seu backup, você já deve começar a pensar numa alternativa para não ficar sem os seus dados quando mais precisar.

Então, quais opções de Backup existem?

Antigamente, backup era feito em fita, CD ou DVD (até disquete rsrs), mas essas mídias eram sucetíveis a falha e não conseguiam armazenar muitos dados.

Então, o backup começou a ser feito em HD externo por causa do custo baixo (você investe apenas uma vez em um HD), porém se você derrubar no chão, ou se ele estiver conectado ao computador quando pegar um vírus, você perde todos dados.

Por isso, o backup em nuvem se sobressai por todas essas modalidades.

Foi bastante difundido através de soluções como Google Drive, Dropbox, Onedrive e até ICloud.

Todas essas soluções tem seus pormenores nas condições de armazenamento e eu não sou contra em você armazenar seus arquivos pessoais utilizando alguma delas. Porém muito cuidado…

Falha no Backup em nuvem, fique esperto

Se você utilizar essas soluções Drive para armazenar os arquivos importantes da empresa, você vai cair no mesmo problema que falei do “Porque Backup Não Funciona”…

Para proteger seus dados e garantir que você consegue recuperar a qualquer momento, você precisa de uma solução de backup em nuvem para empresas, como o WSpeed Backup. Assim, você fica tranquilo que seus dados estão seguros.

Qual solução de backup é mais barata?

Já recebi muito essa pergunta e para responder você precisa observar a big picture, todo o contexto.

Explico!

Há alguns meses atrás, recebi a ligação de um parceiro de negócios pedindo a ajuda que um cliente dele havia sido vítima do sequestro de dados e seu backup em HD externo não funcionou.

A única solução para ele era pagar o resgate de seus dados e torcer para que o criminoso os devolvesse (neste post eu falo mais sobre sequstro de dados e Ransomware: O Que É).

Moral da história:
Boleto do pagamento do sequestro de dados

Ele precisou pagar R$ 5.705,49 (e saiu barato), porque falhou seu backup no HD externo.

Nem se passava pela cabeça desse Doutor que a sua estratégia de backup (no HD externo) não estava funcionando. Por isso…

Se você ainda acha que backup em nuvem para empresas é caro, pode ser que você não esteja avaliando a situação, como deveria.

Ficou curioso em saber como funciona um serviço completo de backup em nuvem para empresas?

Conheça o WSpeed Backup.

Mauricio Bento
Maurício Bento é o CEO da WSpeed. Ele aprendeu sobre backups da forma mais dura possível - perdendo dados quando jovem. Após trabalhar em grandes empresas como SAP e Walmart, ele aprendeu a se proteger e decidiu resgatar suas origens e ajudar os pequenos e médios empresários a protegerem seus dados da forma mais confiável possível.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui