Conheça a novidade na WSpeed, o backup em nuvem para empresas com garantia no contrato que, ou a gente recupera os seus arquivos, ou temos que arcar com uma multa financeira já definida em contrato.
Mas Maurício, e como funciona isso? Porque você faz isso?
Simples, para você ter a certeza que se errarmos vai machucar a gente também.
Nos preocupamos tanto com seus dados e dos seus clientes que estamos dispostos a colocar o nosso na reta, nesse caso definindo uma multa financeira.
Essa garantia não é algo que criamos da noite pro dia, e sim conquistamos por mérito nestes últimos 7 anos de empresa. Por isso, com os clientes existentes vamos fazer o ajuste contratual.
E na prática, ela só tem a beneficiar quem está atualizando o contrato ou quem está fechando novo contrato.
Isso porque passa agora a contar com essa garantia financeira já prevista em contrato, e seu serviço vai ter a garantia máxima.
Mas quem está atualizando o contrato precisa passar por uma atualização técnica, onde também vamos incluir um novo processo, que é o teste de restore com fornecedor do sistema, de modo a garantir as informações.
A WSpeed vai entrar em contato com o técnico da empresa para atualizar os escopos de backup, se faz sentido adicionar novos dados, que do início do contrato até agora foram incluídos e agora pela garantia serão incluídos no contrato.
Você que está conhecendo agora, entenda que oferecemos isso pela maneira que organizamos nossos processos, de modo a garantir o backup.
Armazenamos os dados na Amazon Web Services, o líder em nuvem, utilizamos uma tecnologia que atualizamos a cada 45 dias, e o principal, estamos a todo momento de olho no seu backup, seja manhã, tarde e noite, sempre disponíveis no Whatsapp Oficial da empresa.
A garantia entra da seguinte maneira no contrato:
Agora, se eu te falar como essa garantia surgiu, você não vai acreditar…
A Garantia surgiu por causa do 1o ransomware (Sequestro de dados) que enfrentamos…
Foi lá no primeiro ano do negócio, logo quando começamos o backup em nuvem para empresas!
Me lembro como se fosse ontem, era dezembro de 2015, e um dos nossos primeiros clientes, me ligou numa quarta-feira à noite, lembro bem que foi umas 21:30, recém tinha voltado de um jogo de tênis, nem tinha ido pro banho, jantado nada…
Ele me ligou e essa hora e falou bem assim:
– Maurício, pegamos um bichinho…
E eu:
– Como assim, me explica melhor isso aí.
O cliente falou:
– Pegamos um bichinho, aqueles dos sequestros de dados, sabe? O ransomware. Mas estou te ligando, porque falei agora com o menino do TI, e ele disse que o HD externo foi pro espaço todo criptografado, as cópias sombra do Windows também, então to te ligando pra gente recuperar o backup das nuvens.
Esse era um cliente técnico, sabe aqueles que gosta de botar a mão na massa e gosta de informática, e eu tinha treinado ele para recuperar arquivos:
– OK, você quer que eu já faça ou você quer, você mesmo fazer?
Ele disse para mim que iria tentar, e se não conseguisse ía me ligar.
E eu, OK… fui pro banho, jantei e quando estava quase dormindo ele me liga de novo, disse que não conseguiu.
Falei para ele:
– Vamos fazer o seguinte, amanhã cedo vou pra tua empresa e a gente faz juntos, pode ser?
Ele gostou da ideia:
– Combinado, te aguardo bem cedo lá.
No outro dia, Fui bem cedo para empresa do cliente, cheguei lá às 7 da manhã e logo já sentamos para realizar o restore.
Eu logo comecei a restaurar da nuvem, e já logo vi que iríamos começar a ter problemas por causa da internet do cliente.
Ele tinha uma internet ADSL de 10MB e naquele dia ela estava muito pior do que era normalmente. Naquele dia ela estava instável, e algumas vezes estava caindo.
Mas, o restore pelo menos estava rodando.
Quando já eram 8:30, o cliente começou a me cutucar, já perguntar… como estava, demora muito, quando vamos voltar a trabalhar…
Ele estava certo, com toda razão, mas iria demorar mais tempo.
Quando eram 10:30, mesma coisa… Mas ainda faltava…
Eram 11:30, mesma coisa… aí fomos almoçar…
Voltamos, e quando eram 15:00 eu tomei uma decisão e chamei o cliente para mostrar…
Chamei ele para ver no meu notebook, no canto superior direito…
– Dá um olhada nisso aqui, no canto de cima:
E apontei pra direita, pra ele ver e começou a falar…
– O que é isso… 1 B …. T …. C. Maurício, tu comprou um Bitcoin? Tu vai pagar os bandidos? Tá maluco?
Eu falei pra acalmar:
– Calma, não é assim que você tá pensando…
Ele retrucou:
– Sim, você vai pagar os va$@#$%. Tá maluco?
Ai eu falei pra ele, antes já pedindo calma para explicar:
– Comprei sim 1 Bitcoin, mas não para pagar os bandidos, e sim pra te deixar tranquilo que de um jeito ou de outro, você vai recuperar os seus dados.
– Então, te peço calma, tá demorando, mas eu não saio daqui até terminar e voltar a trabalhar ok?
Nessa hora, eu vi o cliente dar aquela respirada funda, uhhmmmm aaafffff – mais relaxado…
E foi pegar uma água, deu uma espairecida, viu que ía dar certo de um jeito ou de outro.
Vou te contar a real, na época o Bitcoin não era R$ 200.000,00 ou sei lá quanto está hoje, na época era R$ 2.000,00, mas para um primeiro ano de empresa, era dinheiro.
E eu ali, na empreitada com a internet mais lenta que o normal, mas estava indo… mas quando vi… era 16:00, 17:00, e as 17:30 tive que ir embora pelo fim do expediente… Mas segui monitorando de casa.
O restore seguia rodando, mas ainda não tinha terminado.
No outro dia, as 07:00, estava lá no cliente. E o restore seguiu rodando.
Quando foi as 10:30, veio aquele maravilhoso e-mail:
Restore concluído com sucesso.
E aí o pessoal do sistema já conectou, parametrizou as bases, fez a mágica pro sistema voltar, e antes das 11:00, finalmente o SISTEMA VOLTOU, e o cliente voltou a trabalhar a mil.
Tanto que eu nem vi mais o cliente, ele sumiu na função da empresa.
Sei que era perto do meio dia, e eu fui embora.
Nesse dia, me senti totalmente fracassado…
O cliente voltou a trabalhar e recuperou todos os dados!
Mas, Maurício, o cliente não voltou a trabalhar, sem perder dados nem nada?
Sim, sistema voltou, recuperamos o backup que rodou no final do dia, o ransomware pegou só depois…
Mas o fato foi que eu não consegui dormir no final de semana, porque já usava a Amazon para não me preocupar com isso, agora precisava pensar algo mais porque isso nunca mais podia acontecer…
Aquele final de semana, revisei as configurações técnicas da minha ferramenta, configurações de Amazon, de processo com funcionário, processo semi-automático, de testes… e aí foi complicado… Quase não dormi final de semana.
Mas isso valeu a pena, nestes 7 anos, foram até agora 9 casos de ransomware, e no pior caso subiram até arquivos criptografados para nuvem, e mesmo assim recuperamos todos arquivos no tempo alinhado com o cliente.
Fora os casos de HD queimado, e pastas que precisa recuperar, que acontece de maneira bem comum.
E agora para agilizar no atendimento temos na WSpeed um Whatsapp Oficial de Suporte.
Na WSpeed, em 2022 lançamos para se comunicar com clientes o Whatsapp Oficial de Suporte. Se você não tem, peça o número.
Por exemplo, tivemos uma recuperação de dados em empresa de assessoria empresarial, e lá tem uns 50 funcionários salvando nas pastas do servidor e é muito comum alguém ter o “dedo nervoso”, clicar e arrastar uma pasta para dentro da outra, e aí apagar arquivos.
Aí nós somos acionados… Mas como essa empresa tem um cara de TI, e ele sempre está muito ocupado, ele nos aciona por Whatsapp para recuperar os dados para ele.
Então veja como foi o andamento da conversa, ele pedindo para recuperar umas pastas, e a gente interagindo com ele até o final da conclusão da recuperação, e verificação com o usuário:
Para encerrar, se você é cliente e ainda não tem o número do Whatsapp oficial de suporte, me chame e peça o número…
Se você está conhecendo agora a WSpeed, convido você a comentar abaixo…
Qual foi o pior caso que você já teve de perda de dados, e como conseguiu contornar… até o sucesso ou no pior caso, a perda total de dados.
Comente abaixo para interagirmos, ou se quiser me chame no Whats pra te contar melhor sobre o WSpeed Backup.
Abraço e até o próximo artigo ou vídeo.