Proteção Ransomware no Backup do WSpeed 5.8

0
212

Nova funcionalidade combate a alta em sequestro de dados e ajuda clientes a ter mais uma proteção ransomware.

O ransomware tem sido um problema crescente para empresas e consumidores no ano passado, por isso a WSpeed resolveu incorporar uma proteção ransomware. Se você ainda não sabe o que é, acesse Ransomware: O que é.

Os ataques de ransomware interrompem a continuidade normal dos negócios, criptografando importantes documentos comerciais (ou arquivos pessoais, como fotos, vídeos e documentos) ou bancos de dados de sistemas e exigindo um resgate para recuperar os dados. Para ajudar a proteger os backups de clientes, implementamos a funcionalidade de proteção de ransomware no WSpeed Backup 5.8.

Proteção Contra Ransomware do WSpeed Backup 5.8

O novo recurso é projetado para proteger os backups saudáveis e existentes de um cliente, a serem substituídos por criptografados por causa de um ataque de ransomware. Se você já estiver infectado com esse tipo de malware, a última coisa que você quer que aconteça é ter seus bons backups sobrescritos com os ransomware criptografados.

DISCLAIMER:

O serviço oferecido pelo WSpeed Backup já protege você de Ransomware por sempre termos no mínimo 3 cópias seguras dos seus dados – mesmo que seus arquivos sejam criptografados, vamos sempre conseguir recuperar todos seus dados. Esta é uma proteção adicional.

Em breve, você vai ver como funciona a nossa proteção contra ransomware.

O Backup do WSpeed agora detecta alterações de criptografia nos arquivos e impede que os backups existentes sejam sobrescritos até que um administrador confirme se há um problema. Agora, vamos mergulhar mais fundo no processo.

Quando você ativa a proteção ransomware em um plano de backup, duas coisas acontecem:

  1. O WSpeed realiza o backup inicial e analisa com eficiência a estrutura de bits de cada arquivo para determinar se o arquivo está criptografado.
  2. Durante os backups subsequentes, comparamos a estrutura de bytes original com a estrutura de bytes atual. Isso nos permite identificar quaisquer arquivos recém-criptografados. O plano de backup é concluído normalmente, no entanto, impedimos que os backups existentes sejam excluídos, independentemente das políticas de retenção. Dessa forma, os backups válidos existentes são protegidos e estão disponíveis para restauração.

Ativando a Proteção Contra Ransomware

A proteção contra ransomware deve estar ativada no Assistente de backup e atualmente é suportada apenas para backup de arquivos. Inicie o Assistente de Backup e selecione a opção Enable Ransomware ProtectionAtivando a Proteção Ransomware no WSpeed Backup.

Ativando a Proteção Ransomware no WSpeed Backup
Ativando a Proteção Ransomware no WSpeed Backup

Depois que o plano for salvo, você verá um ícone de “cadeado” para qualquer plano com a proteção de ransomware ativada.

Proteção Ransomware Ativada no WSpeed Backup
Proteção Ransomware Ativada no WSpeed Backup

Se forem detectadas alterações de criptografia, quaisquer exclusões do armazenamento de backup serão desativadas para arquivos sinalizados. Os administradores podem ver rapidamente uma lista de todos os arquivos afetados e aprovar as detecções de falso positivo.

Você inspeciona manualmente esses arquivos no Windows / File Explorer usando a opção Mostrar na pasta. Se você quiser remover o backup mais recente de um arquivo afetado do armazenamento de backup, selecione o arquivo e clique em Excluir.

Se você clicar em Cancelar, as configurações de limpeza de todos os arquivos afetados continuarão desativadas e esses arquivos permanecerão na lista.

Arquivos detectados pela Proteção Ransomware no WSpeed Backup
Arquivos detectados pela Proteção Ransomware

Você também pode ser notificado com um email que lista todos os arquivos sinalizados.

Relatório detalhado por e-mail com Proteção Ransomware ativado no plano de backup.
Relatório detalhado por e-mail com Proteção Ransomware

Observe também que o uso da proteção contra ransomware reduz o número de configurações de política de retenção disponíveis. Ou seja, a exclusão de arquivos que foram excluídos localmente não estará disponível quando a proteção contra ransomware estiver ativada.

Conclusão

O WSpeed Backup agora oferece a capacidade de ativar a proteção contra ransomware que impede que seus dados na nuvem sejam substituídos pelos dados criptografados por ransomware, independentemente de suas políticas de retenção.

Você pode experimentar a versão mais recente do WSpeed Backup totalmente de graça. Basta baixar a versão de teste de 15 dias do produto para testar a ferramenta e verificar se a solução de backup atende às suas necessidades e requisitos.

Mauricio Bento
Maurício Bento é o CEO da WSpeed. Ele aprendeu sobre backups da forma mais dura possível - perdendo dados quando jovem. Após trabalhar em grandes empresas como SAP e Walmart, ele aprendeu a se proteger e decidiu resgatar suas origens e ajudar os pequenos e médios empresários a protegerem seus dados da forma mais confiável possível.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui